Trauma
Um trauma pode ser entendido como a manutenção permanente de um estado de alerta extremo, hipervigilância e hiperativação sem que haja um perigo efetivo e iminente que justifique esse estado. Frequentemente a pessoa apresenta elevada tensão muscular, insónias, pesadelos, flashbacks (memórias espontâneas, intrusivas e involuntárias relativamente ao acontecimento que deu origem ao trauma) e alterações emocionais constantes (que poderão incluir estados de ansiedade, pânico, choro intenso, entre outros). Existem inúmeras razões para sofrer um trauma e por esse motivo, o espectro de sintomas é alargado. Neste sentido, a abordagem terapêutica terá que ser definida considerando as especificidades do caso.
Se após vivenciar um acontecimento particularmente difícil sentir que apresenta sintomas como os mencionados anteriormente, não hesite em procurar ajuda!
O apoio profissional por parte de um(a) psicólogo/a poderá facilitar a superação e o regresso à rotina sem ter que conviver com o mal estar proveniente do trauma. Efetivamente, a psicoterapia irá auxiliá-lo/a através de sessões de acompanhamento particulares e da transmissão de ferramentas que poderá e deverá utilizar fora do contexto da consulta para que a superação seja efetiva.
Entre as abordagens terapêuticas utilizadas na Clínica Dr. Celso Oliveira em situações de trauma, destacamos a EMDR “Eye Movement Desensitisation and Reprocessing”, ou seja, dessensibilização e reprocessamento de memórias/experiências traumáticas.
Leia e fique a saber mais sobre esta terapia utilizada pela nossa equipa!