O que é a Sexologia?
A sexologia é um ramo em que muitos psicólogos e outros profissionais de saúde se especializam. Mas em que consiste e o que pode ser feito quando o estudo terminar?
Sexologia é a ciência que estuda o sexo a partir de comportamentos, identidade, orientação sexual e interação. Esses são alguns dos aspetos nos quais um profissional de sexologia é treinado para ajudar a resolver aqueles problemas que podem estar a limitar ou a gerar desconforto na sexualidade de uma pessoa ou casal. No entanto, o que leva a que esse tema não seja tão falado?
Como diz a autora Linda E. Savage, no seu artigo “Sexologia baseada na evidência: história e atualização”, “a sexologia é uma área incômoda do conhecimento que deve lutar contra preconceitos, estereótipos e costumes da sociedade”.
Na verdade, as ideias pré-concebidas podem traduzir-se em grande ignorância sobre o que é sexualmente saudável, o que levanta questões sobre quando devemos procurar um sexólogo.
Dentro da sexologia, podemos distinguir duas dimensões. Uma delas é a dimensão clínica, também chamada de terapêutica, em que o sexólogo clínico é responsável pelo tratamento de dificuldades psicológicas e distúrbios sexuais e a outra é a dimensão educacional.
Sexologia clínica
Muitas vezes, mesmo sem o sabermos, a disfunção sexual pode dever-se ou estar ligada a causas psicológicas. E estas são algumas disfunções que podemos estar a sofrer e pelas quais jamais pensaríamos que deveríamos ir a um sexólogo para as podermos resolver
- Vaginismo: é uma disfunção caracterizada pela contração involuntária dos músculos da vagina. Isso impede a penetração e causa relações sexuais dolorosas. Pode ser causado por medos, experiências traumáticas anteriores relativas ao sexo ou outros motivos.
- Falta de desejo/apetite sexual: isso pode ser muito problemático para o relacionamento do casal, mas pode ser resolvido numa consulta com um especialista em sexologia clínica. Este profissional poderá fornecer ferramentas para alimentar o desejo, a capacidade de se expor a estímulos eróticos, superar a preguiça e a evitação.
- Problemas de ereção (disfunção eréctil e/ou ejaculação precoce): dificuldades que podem causar frustração, medo de que aconteça novamente e medo de não “estar à altura”. É natural que estas coisas aconteçam algum dia mas, se o problema se tornar frequente, pode estar relacionado com elevados níveis de autoexigência ou ansiedade e medo que volte a acontecer (o que faz com que aumente a probabilidade de acontecer), causando inevitáveis danos na autoestima e no autoconceito.
Sexologia educacional
O que é a sexologia educacional?
Na verdade trata-se de uma disciplina responsável por oferecer educação sexual em escolas, institutos, universidades e outras instituições educativas ou sociais, não se limitando a abordagens meramente informativas mas indo até à literacia em saúde sexual.
Embora a sexologia educacional também fale sobre disfunções e métodos de prevenção das doenças sexuais, outros tipos de questões são por ela abordadas relativamente às quais sempre houve ou há estranhos silêncios e indiferença. Alguns desses tópicos podem ser os seguintes:
- As componentes biológicas, psicológicas e sociais da sexualidade.
- Saúde reprodutiva e procriação responsável.
- A sexualidade das pessoas com deficiência.
- Abuso e violência sexual.
- Vícios e sexualidade (adição sexual).
- Falsas crenças e mitos sobre a sexualidade.
- Orientação sexual e homofobia.
Como afirmam Santiago Frago e Siberio Sáe, “educação sexual é, acima de tudo, educação. […] É contribuir para a formação de pessoas livres, capazes de assumir atitudes de respeito e responsabilidade nas relações interpessoais, bem como internalizar atitudes de cumplicidade diante da sexualidade, entendendo-a como comunicação em todas as suas dimensões e com todas as suas implicações”.
Estes são apenas alguns dos temas abordados na sexologia educacional e que permitem promover atitudes e comportamentos saudáveis para o usufruto da sexualidade responsável que, infelizmente, embora devessem ser fundamentais em qualquer contexto educacional, nem sempre estão presentes e são muitas vezes contestados ou até boicotados por pessoas e instituições.
Consultar um especialista em sexologia (consulta de Sexologia Clínica e/ou Coaching de sexualidade) é uma ferramenta ao seu dispor na Clínica Dr. Celso Oliveira em que poderá ser atendido à sua medida, com confidencialidade e profissionalismo, numa abordagem integrativa sempre centrada na pessoa e focada nas soluções.